Sai gripe!

30 jun

Inverno, frio, vento, chuva, mais frio. Essa combinação que vai de 21 de junho até 21 de setembro, quando começa a Primavera, aquela linda! Nem sempre faz bem à nossa saúde. Desacostumados com longos períodos de inverno, por que né, nosso FORNO do Iguaçu aqui faz “verão” quase o ano todo, nosso corpo sempre tem algumas recaídas nessa época.
Eu por exemplo, estou com gripe desde quinta-feira passada, hoje que estou melhorando #mimimi E foi justamente por isso que resolvi fazer este post.

Primeiro queria deixar claro aqui que não estou recomendando NENHUM tipo de remédio milagroso pra gripe, até por que se assim eu tivesse a maravilhosa fórmula secreta do combate à gripe eu estaria ganhando dinheiro com ela E já teria eliminado essa tosse toda e coriza que me acompanha faz uma semana. Mas chega de bla bla bla, vamos partir de um princípio básico.

A diferença entre resfriado e gripe.

Resfriado: O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

Gripe: A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa 10 dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.

Owwwnnn

Captaram, né? Pois bem, eu e minha gripe procuramos uma farmácia procure um médico! e me indicaram um antigripal múltiplo, com paracetamol, maleato de clorfeniramina e cloridrato de fenilefrina #oiq? Haha Eu to copiando da caixinha, of course! Mas esse foi um remedinho que me ajudou muito. Vem num vidrinho com 20 cápsulas para ser tomado de 6h em 6h e promete aliviar a congestão nasal (ok), coriza (ok), febre (ok), cefaléia (ok) e dores musculares (ok). Mas gente, tem que tomar direitinho!

Para dar uma aliviada na gripe, eu acabei comprando aqueles chazinhos em pó (que também são remédio!) e vendem na farmácia. Foi a primeira vez que comprei e resolvi comprar um de cada para experimentar. Vou falar de cada um deles.

Multigrip
Laboratório: Multlab
Contém: paracetamol, maleato de clorfeniramina e cloridrato de fenilefrina
Sabor: Laranja
Avaliação: horrível! O pior dos 4 que eu experimentei. É muito doce, e até tem um aviso para diabéticos que contém muito açúcar. Nheca!

Vick Pyrena
Laboratório: Procter & Gamble
Contém: paracetamol
Sabor: Camomila e Erva-Cidreira dá uma leseeeira
Avaliação: é ruim, mas é melhor que o primeiro. Tem realmente um gostinho de camomila e cidreira bem suave, mas igualmente é muito doce, contém aspartame. Gostei das informações na embalagem, bem completinhas e um aviso que “Atenção: Este produto é um medicamento.”

Resfenol Thermus
Laboratório: Hertz
Contém: paracetamol
Sabor: Mel e limão
Avaliação: é o melhorzinho até agora. Cheiro agradável, só tem cor de remédio, a água fica meio leitosa assim, mas é gostoso e não é tão doce. E a embalagem é completinha também, mas menos que a do Vick.

Stilgrip
Laboratório: Hertz
Contém:  paracetamol, maleato de clorfeniramina e cloridrato de fenilefrina
Sabor: Mel e limão
Avaliação: não tomei ainda! Haha mas vejam na foto, é igualzinho o Resfenol, mesmo laboratório e tudo, só que como é remédio, não posso tomar um atrás do outro pra saber como é. E eu acho que vai ser parecido com o Resfenol Thermus, fim do dia eu atualizo o post.

Mas comadres o melhor mesmo neste inverno é:
– Abrir a casa inteira sempre que possível para arejar;
– Tirar as roupas do guarda-roupa bem antes de usá-las;
– Sempre que possível estender cobertores e edredons no sol;
– Se agasalhar bem em dias frios (casaco, botas, luvas, boinas, etc);
– Não ficar até muito tarde no frio e sereno (dica de mãe!);
– Ingerir muita água! Muitas pessoas tem preguiça de beber água no inverno, não pode!

E melhor ainda do que estes chazinhos que eu citei, são os tradicionais chazinhos da mãe, camomila, cidreira, guaco e hortelã (meus preferidos!) coloque mel, canela, limão, gengibre e junte com muito amor e carinho que vocês melhoram rapidinho!

“Gripe é como paixão antiga. Volta, abala estruturas e desaparece.” 😉

 

Ah! e sim, eu escrevo demais, desculpa!

Uma resposta to “Sai gripe!”

  1. Aline 10 de abril de 2014 às 4:28 pm #

    O que você tem que entender que medicamento não tem que ser gostoso,mas sim eficiente. O Multigrip e o Stilgrip são mais completos,pois além de ter analgésico(paracetamol) tem o descongestionante(clorfeniramina) e o antialérgico(fenilefrina). Já o Pyrena e Resfenol são apenas paracetamol. No caso dos diabéticos, nenhum medicamento deve ser tomado sem consultar um médico. E na farmácia mesmo que o medicamento for cartelado, você pode exigir a bula.

Deixe um comentário

