Prateleira com caixote de feira – We can do it!

23 out

Dia desses criei coragem, vergonha na cara e mais uns ingredientes para colocar a mão na massa e fazer minhas tão sonhadas prateleiras com caixa de feira. Ficaram lindas. Deu muito trabalho, mas valeu a pena.

Elas ficaram assim:

pratelria pronta

Mas não pense que vieram lindas e vermelhas e foi só fixar na parede. Elas vêm feias, sujas, cheias de farpa e fedendo à fruta. As minhas eu pedi em uma dessas lojas de frutas e verduras, eles costumam deixar que você pegue sem cobrar nada, ou cobram sei lá, R$1, R$0,50. Então, com a caixa em si vc não vai gastar dinheiro.

suja, fedorenta e cheia de farpas

suja, fedorenta e cheia de farpas

Vamos lá, vocês vão precisar de:

Caixas de feira (jura?)

Lixa para madeira número 60 (eu fiz com a 100 e sofri muito) (R$1 cada folha)

Pregos fininhos (eu tinha em casa, mas custa uns R$3 o pacote com infinitos pregos)

Martelo (também tinha em casa, acho que todo mundo tem, né?)

Tinta para fundo à base d’água, eu usei essa da Suvinil (não sei quanto custa pq eu já tinha em casa)

Tinta da cor que você quiser, também à base d’água. Usei essa da Suvinil (paguei R$19 na lata de 1 litro, tem opção de latas menores)

(é importante que a tinta seja á base d’água porque você consegue diluir fácil em água e não em aguarrás que é um produto meio forte, além disso ela não tem cheiro e seca super rápido. custam um pouco mais caro, mas valem um milhão de vezes mais à pena)

Pincel ou rolo par apintar madeira (eu usei pincel pq já tinha em casa)

Para fixar: 

Furadeira

Buchas para os buracos na parede

Parafusos

Chaves (philips ou de fenda, depende do parafuso)

COMO FAZER: 

– Se a caixa vier com cheiro de fruta passe um pano úmido e deixe no sol até secar e sair o cheiro;

– Tome cuidado com as farpas, elas podem machucar muito. Lixe toda a caixa por dentro, por fora, todas as madeirinhas. Lixe bem até saírem todas as farpas, ou você poderá se machucar mais tarde;

– No caso das minhas caixas elas vieram com um espaço meio grande entre as madeirinhas, por isso eu usei uma outra caixa só para tirar as madeirinhas e pregar nos espaços vagos. (para isso os pregos e martelo)

eu, por exemplo, botei toda a família na lida!

eu, por exemplo, botei toda a família na lida!

– Depois de lisinhas comece o processo de pintura. Diz o meu pai que não precisa da tinta branca para fundo, mas eu preferi fazer assim para garantir o vermelho que eu queria. Então pinte toda a caixa com a tinta branca para fazer o fundo. Espere secar totalmente.

Use uma roupa velha, caso você suje de tinta não será um grande problema!

Use uma roupa velha, caso você suje de tinta não será um grande problema!

– Pinte a caixa na cor escolhida. Pode usar os mesmos pincéis, basta lavar com água mesmo, afinal, são tintas à base d’água e não de águarrás. Espere secar totalmente.

– Com uma furadeira faça quatro furos, próximos aos quatro cantos da caixa. É importante fazer quatro furos para elas fixarem melhor na parede.

= Para fixar posicione a caixa no lugar desejado, marque os furos na parede, deixe a caixa do lado esperando e faça os furos nos lugares marcados;

– Não esqueça de colocar as buchas! Aí coloque a caixa e comece a parafusar. Dificilmente você vai conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda.

– Pronto! você tem prateleiras lindas e maravilhosas para guardar o que bem entender!

caixas

Elas podem ser usadas para guardar livros, artigos da cozinha, roupas, sapatos…. use a criatividade, reuse, reduza e recicle!

É complicado, mas é muito gostoso de fazer esse processo todo e ver o resultado dão bonito. Vale a pena!

3 Respostas to “Prateleira com caixote de feira – We can do it!”

  1. Fernanda Fabrícia Fernandes 24 de outubro de 2013 às 11:07 am #

    Ficou super, Mari! Parabéns! =*

  2. Bia de Camargo 24 de outubro de 2013 às 2:48 pm #

    Acho que vou contratar vc aqui pra marcenaria!!! Vc leva jeito!!! rsss

  3. Nathy Lauriano 7 de dezembro de 2015 às 12:59 pm #

    COMO VOCÊ COLOCOU NA PAREDE?

Deixe um comentário

